Redação
O guia turístico Wesley Silva viveu um momento inesquecível na última sexta-feira (29), ao capturar uma piraíba de 2,16 metros e cerca de 120 kg na região conhecida como “Viúva”, no Rio Araguaia, em Nova Crixás (GO). O peixe é considerado até agora o maior da Pescaria 2025 do Vale do Araguaia e um dos maiores já vistos, segundo relatos de moradores antigos da região.
Wesley, que acompanhava um grupo de pescadores, destacou que a temporada tem sido bastante positiva, com grande volume de peixes. Para ele, a captura também teve um peso especial: “O maior que eu tinha pegado era de 1,98 metro, e esse foi o maior até hoje, 2,16 metros. Esse ano, graças a Deus, tivemos bastante peixe”, comemorou.
A pescaria exigiu força e paciência. De acordo com Edmar Sousa, integrante do grupo, a briga com o peixe durou cerca de 50 minutos. “Foi logo nos primeiros 15 minutos do dia de pesca. Sempre sonhei em capturar um peixe desse porte, mas ressalto a importância de fazer isso com responsabilidade. Não se pode tirar a vida de um animal assim. Ele precisa ser devolvido para que outras pessoas possam viver a mesma experiência”, afirmou.
O peixe foi solto em cumprimento à Lei Estadual Cota Zero (nº 17.985/2013), que proíbe o transporte de peixes nativos e estimula a prática da pesca esportiva.
O registro viralizou nas redes sociais, com muitos elogios e parabenizações aos pescadores, que ressaltaram não apenas a emoção do feito, mas também a importância da pesca responsável, garantindo que espécies como a piraíba continuem a habitar o Araguaia e proporcionar histórias únicas como esta.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !